quinta-feira, 7 de abril de 2011

A luta pelo sufrágio: uma história atormentada e ainda não concluída

A resenha a seguir, foi realizada para a disciplina de teoria política II, na qual aminha nota foi 6,0
  
R E S E N H A 

1. Esta resenha refere-se ao primeiro capitulo do livro Democracia ou Bonapartismo intitulado   
1. A luta pelo sufrágio: uma história atormentada e ainda não concluída. O livro é uma obra que trata da reconstrução histórica da luta pela conquista de direitos civis, políticos, econômicos e sociais, com vitórias exaltantes e derrotas desastrosas. Com abordagens da luta pelo sufrágio universal, das origens do bonapartismo entre a América e a França, classes dominantes e subalternas, a democracia, e o século XX, entre a emancipação e a des-emancipação, ou seja, após a conquista de direitos anteriormente não desfrutados, pode se seguir a amargura da perda dos direitos tão arduamente conquistados. 

2. O texto da resenha, capitulo 1º da obra citada, decorre sobre a luta de conquistar o sufrágio 
 universal mostrando que desde a revolução francesa é algo que praticamente, ou totalmente, não foi conseguido. 

3. O capítulo em questão é dividido em 13 seções: 1. Constant e a restrição censitária dos direitos  
políticos. 2. Tocqueville e a recusa do sufrágio universal direto. 3. Europa e América. 4. Discriminação censitária e discriminação racial. 5. Os excluídos da democracia. 6. Propriedade, cultura e direitos  
políticos em John Stuart Mill. 7. O voto plural. 8. A discriminação censitária como princípio de legitimidade. 9. Emancipação e des-emancipação. 10. Negação dos direitos políticos, mercado de trabalho e trabalho servil. 11. Tradição liberal, discriminação censitária e racialização dos excluídos. 12. Do liberalismo à democracia? 13. As três etapas da conquista do sufrágio universal. 

4. Neste capitulo, Losurdo critica a posição de certos pensadores, em especial o de Tocqueville, mostrando todo o processo de busca para a legitimação do sufrágio universal, que segundo Losurdo, de acordo com meu entendimento, é algo inexistente até os dias de hoje; segue abaixo parte do texto que me chamou atenção.  
...  Tocqueville considera parte integrante da democracia o sufrágio universal e direto... É contra a intervenção do poder político no campo econômico... Uma redistribuição de renda considera um ataque à liberdade e à propriedade... Recusa a idéia de uma representação política autônoma... indicação de eleição em vários graus. Losurdo critica a posição de Tocqueville diante à democracia, pelo fato do mesmo ser considerado legitimista e aprova a posição de atitude tomada por esse pensador no curso das lutas contra a discriminação censitária. Mostra-o distante da idéia de sufrágio e de participação democrática das amplas massas na vida política, pois o mesmo mostra que quem deve exercer a atividade política é quem tem capacidade para tal, ou seja,  quem tem propriedades, que no caso são os ricos (burgueses). Mostra, também, que Tocqueville não se opõe ao golpe de 31/05/1850 que cancelava o sufrágio universal. 
Losurdo nos apresenta que, tanto na França quanto na America, o que se pretendia na verdade era o cancelamento ou a filtração do sufrágio popular, o que se faz observa a presença do voto indireto. 
A respeito da discriminação censitária e racial, o autor (do livro) faz uma comparação entre o pensamento de Marx e o de Tocqueville e mostra que ambos estão equivocados na generalização da discriminação censitária e racial, alegando que na America a discriminação racial é maior que na Europa. 

5. Pelo que foi exposto e o que eu entendi, concluo que concordo com Losurdo, de que o surágio ainda não foi conquistado tão cedo será. 

6. A obra do capitulo em questão, é um livro técnico acadêmico podendo ser utilizado em diversos cursos nos quais tratem da questão política. 

7. Domenico Losurdo, um dos mais renomados pensadores marxistas da atualidade, nasceu em 1941, em Sannicandro di Bari, Itália. Estudou em "Tübingen, na Alemanha, e em Urbino, na Itália. Onde se  
doutorou com uma tese sobre Karl Rosenkranz. É atualmente professor titular de filosofia da história da Unversidade de Urbino. A atividade intelectual de Losurdo não se expressa apenas em seus inúmeros trabalhos de história da filosofia, dedicados ao exame de importantes pensadores com Kant, Hegel, Nietzsche, Heidegger e Gramsci. Losurdo também intervém, através de artigos e livros, escrevendo sobre as razões do colapso "do socialismo real", sobre a atitude a adotar diante das revoluções comunistas do século XX, sobre a involução bonapartista na Itália berlusconiana etc.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário!